Sample Text

sábado, 31 de janeiro de 2015

PRF apreende aves silvestres vendidas em cativeiro na cidade de Pombal


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde dessa sexta-feira (30), nove aves silvestres durante fiscalização de rotina no município de Pombal, localizado no Sertão da Paraíba.
Os pássaros das espécies coleirinha, azulão, sofrer, assum preto, galo de campina e sabiá, estavam sendo transportados em gaiolas, e seriam comercializados naquela região do estado.
De acordo com os policiais da PRF, o responsável pela comercialização das aves responderá por crime ambiental.
As aves foram encaminhadas à unidade do Instituto Brasileiro Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do município de Sousa.



Com MaisPB

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Cássio é o novo líder do PSDB no Senado



Confirmado. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) foi escolhido, na tarde desta sexta-feira (30), líder da bancada do PSDB no Senado. O tucano terá a responsabilidade de liderar a bancada de alguns dos pesos-pesados da política nacional, como Aécio Neves, Álvaro Dias, Aloysio Nunes, José Serra e Tasso Jereissati (ao todo são 11 senadores) na chamada “oposição responsável” ao Governo Federal.

A formalização de Cássio para liderar a bancada tucana se dará amanhã durante almoço, e no domingo se dará a oficialização, após a eleição da Mesa Diretora do Senado A indicação demonstra o poder de interlocução que Cássio estabeleceu entre os tucanos e a confiança do PSDB em delegar a ele a missão de vocalizar o posicionamento do maior partido da oposição em nível nacional. 

IMPORTÂNCIA - A atividade exercida pelo líder é parte essencial do processo legislativo. Além de nortear a discussão e a votação de propostas, os líderes acumulam uma série de atribuições importantes, principalmente ligadas à articulação política e ao trabalho de unificação do discurso partidário. 

Pelo Regimento Interno, cabe ao líder, durante as votações, expressar a opinião de quem ele representa: o partido, o bloco parlamentar, o governo ou a oposição. Ele também participa do colégio de líderes – órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do plenário. (O colegiado é formado pelos líderes da Maioria, da Minoria, dos partidos, dos blocos e do governo.)

No plenário, cabe ao líder orientar a bancada quanto ao voto; falar por sua bancada no período destinado às comunicações das lideranças; e inscrever integrantes da bancada no horário destinado às comunicações parlamentares. O líder pode solicitar, ainda, a votação em globo de destaques; a dispensa da discussão de matérias que tenham parecer favorável de todas as comissões; o adiamento da discussão e da votação de um projeto. Também é função do líder registrar candidatos para concorrer a cargos da Mesa Diretora.

Enfim, trabalho não vai faltar e o novo líder tucano deu uma pequena amostra do papel da oposição: “Tudo o que foi prometido na campanha de Dilma está sendo feito ao contrário. Agora, nós enfrentamos um quadro extremamente preocupante de desgoverno. Um orgulho brasileiro, que é a Petrobras, está no fundo do poço, e não é poço de petróleo, é poço de lama. A economia está desacelerada. Os juros estão na estratosfera, enfrentamos a retirada de direitos trabalhistas e o aumento superior a 40% da energia elétrica, além das obras paralisadas”, apontou Cássio Cunha Lima.





Assessoria 

Polícia apreende maconha dentro da cadeia pública de Pombal; VEJA FOTOS!




Na tarde desta sexta-feira (30) a policia militar apreendeu cerca de 244 gramas de maconha na Cadeia Pública da cidade de Pombal, no sertão da Paraíba. 

Segundo informações,  a droga  foi arremessada de fora para dentro da unidade prisional, chegando a cair em cima da "cadeia". Alguns presos que estavam concertando o telhado viu o entorpecente e entregaram aos agentes penitenciários.  

Uma patrulha da PM fez várias diligências nos arredores da cadeia, mas ninguém foi preso. A Polícia também não sabe para quem se destinava a maconha, que foi apreendida e encaminhada à DP local.




Nos últimos anos, tornou-se constante esse tipo de ação criminosa, onde traficantes ou pessoas ligadas a detentos viciados   arremessam  drogas para dentro dos presídios. 



Dayana Trigueiro 

COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLE



É consenso entre os membros da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) de que fiscalizar e controlar a aplicação dos recursos públicos promove a inclusão social. Nos últimos dois anos a comissão promoveu reuniões ordinárias, audiências públicas e seminários com o objetivo de avaliar os serviços públicos e fiscalizar os gastos do Executivo, cumprindo assim o papel fiscalizador do Parlamento.

Foi dentro dessas premissas que a comissão, presidida em 2013 pelo deputado Edinho Bez (PMDB-SC) e em 2014 pelo deputado Hugo Motta (PMDB-PB), realizou 102 reuniões, sendo 49 deliberativas (para votação de projetos), 46 audiências públicas, três seminários, um simpósio e uma mesa redonda, além das sessões solenes de entrega do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2013 e 2014.  

A comissão também priorizou, nos últimos dois anos, a convocação de ministros de Estado para esclarecer políticas públicas voltadas para vários setores. Nada menos que 19 ministros compareceram a audiências no período. “O objetivo é manter a autonomia e cumprir um dos papeis mais nobres do legislativo”, explicou o deputado Hugo Motta.

Na Sessão Legislativa de 2013 participaram das audiências públicas da Comissão onze ministros de Estado: do Turismo, da Saúde, do Trabalho e Emprego, da Justiça, das Cidades, da Fazenda, das Relações Exteriores, do Gabinete de Segurança Institucional, da Secretaria de Aviação Civil, do Banco Central do Brasil e da  Controladoria Geral da União, além de visitas técnicas em vários estados da federação.

Em 2014 participaram das audiências públicas da Comissão oito ministros: da Saúde, do Trabalho e Emprego, da Secretaria Geral da Presidência e da Controladoria Geral da União, além do ministro das Cidades, da Fazenda, da Secretaria de Aviação Civil, do Banco Central do Brasil, o presidente do BNDES e a presidente da Petrobrás. 

Entre os temas debatidos este ano merecem destaque a crise no setor elétrico, a crise na Petrobrás (iniciada com a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos), a regulamentação dos jogos de azar, as tarifas de cartões de crédito, a recuperação de ativos no exterior e denúncias de irregularidades na Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada. Os membros da comissão também fizeram visitas técnicas à Secretaria do Tesouro Nacional, a frigoríficos e criatórios de peixe na cidades de Pinhalão e Cornélio Procópio (PR), à refinaria da Petrobrás em Bacabeira (MA), além de visita técnica aos centros de operação das empresas aéreas. 

Uma das prioridades da comissão este ano foi avaliar a qualidade do serviço de telefonia móvel no país. Para isso, promoveu audiências públicas com empresas e autoridades, e visitou algumas capitais para verificar a qualidade da cobertura. O presidente da comissão em 2013, deputado Edinho Bez (PMDB-SC), chegou a sugerir à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a interrupção das vendas de novas linhas de telefone celular até que seja resolvido o problema da má qualidade do serviço.

A comissão chegou a lançar uma cartilha para alertar os cidadãos a respeito de seus direitos. “Se o cidadão está desamparado, não sabe a quem recorrer. Se no seu município, ele não encontrar espaço para isso, envia uma correspondência para a comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados que ele vai ter uma resposta”, disse o deputado. O manual traz modelos de documentos que podem ser usados para formalizar denúncias a diferentes órgãos públicos. 


Da Revista Câmara 2013-2014


sábado, 24 de janeiro de 2015

Prefeitura de Pombal realizará licitação para construção de unidades habitacionais


A prefeitura de Pombal no Sertão paraibano estará realizando licitações para aquisição de combustíveis e derivados de petróleo para abastecimento da frota municipal. O certame será na modalidade pregão presencial, e deverá acontecer no dia 03 de fevereiro às 09 horas da manhã.
Já na modalidade de concorrência pública, a prefeitura de Pombal realizará licitação para a construção de 34 unidades habitacionais, além de pavimento e iluminação de três ruas no bairro Janduy Carneiro.
O certame estava marcado para acontecer na quinta-feira 22, mas foi adiado para o dia 30 deste mês.
Para maiores informações, os interessados devem se dirigir ao setor de licitações que fica localizado a Rua Cel. João Carneiro, 376 – Centro – Pombal – PB.


Com Fala Notícia

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Criança morre após sofrer choque enquanto usava o telefone celular


Uma garota de 11 anos morreu em Ceilândia após sofrer parada cardiorrespiratória em decorrência de um choque elétrico que recebeu na noite desta segunda-feira (20/1). Segundo relato da família, a criança recebeu o choque enquanto jogava no celular e o aparelho estava conectado à tomada.
De acordo com a Secretária de Saúde do DF, a menina chegou ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC) com familiares, recebeu assistência de três pediatras, um clínico cirúrgico e uma clínica médica. Em seguida, foi submetida à reanimação cardiopulmonar por mais de uma hora, mas não resistiu.
Perigo
Em 2013, foi registrado na China o caso de uma mulher que morreu após atender o celular, enquanto o aparelho carregava. Não é aconselhável fazer isso, principalmente se estiver chovendo ou com incidência de raios.

O engenheiro elétrico Antônio Marcos Costa explica o que acontece neste caso. “No momento da chuva é gerada uma descarga atmosférica, que pode chegar à rede elétrica e sobrecarregar o sistema de energia, causando, assim, choque ou até a explosão de aparelhos”, esclarece.
Outra dica é não carregar o celular perto de fontes de calor, como micro-ondas ou televisão. A umidade também pode causar danos ao smarthphone, então evite carregar no banheiro, enquanto o chuveiro estiver ligado ou próximo à pia. É aconselhável ainda, explica Costa, evitar a compra de aparelhos ou baterias falsas, pois eles não recebem o selo de aprovação do Inmetro.





Com Correio Brasiliense

Pombal e mais cinco municípios da região receberam mais de 935 mil do FPM


Foi creditado, nesta terça-feira (20), nas contas das prefeituras brasileiras, o segundo repasse dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Levantamento mostra quanto cada município da 31ª Zona Eleitoral recebeu em recursos nesta terça e o total já recebido neste ano de 2015.
Pombal é o município da 31ª Zona que mais recebeu recursos neste ano de 2015, totalizando os repasses do dia 09 e do dia 20 foram repassados aos cofres municipais a quantia de R$ 945.942,21.
No primeiro repasse do ano, ocorrido no dia 09 deste mês, a cidade de Pombal recebeu R$ 634.133,15. Já no repasse feito nesta terça-feira (20) o município recebeu R$ 311.809,06 conforme dados Banco do Brasil.
A cidade de Paulista é a segunda que mais recebeu recursos do FPM, o município recebeu nas duas parcelas deste mês de janeiro a quantia de R$ 472.971,11.
Paulista recebeu no dia 09 foi creditado na conta do município R$ 317.066,58, contra R$ 155.904,53 repassados nesta terça.
Os Municípios de Cajazeirinhas, Lagoa, São Bentinho e São Domingos, receberam cada um, nas duas parcelas de janeiro a importância de R$ 354.728,34.
As cidades de Cajazeirinhas, Lagoa, São Bentinho e São Domingos, receberam R$ 237.799,94 cada no dia 09 deste mês e R$ 116.928,40 cada um no repasse desta terça-feira.
Totalizado os repasses do FPM dos dias 09 e 20 de janeiro de 2015, aos seis municípios da 31ª Zona, os recursos chegam a R$ 2.837.826,68.


Com Fala Notícia

Pombal registra redução de 65% em homicídios em 2014; Paraíba tem redução de 1,56%


A Paraíba apresentou em 2014 uma queda de 1,56% nos registros de homicídios, em comparação com o ano anterior.
Em números absolutos, foi uma redução de 24 casos, indo de 1.537 para 1.513 Crimes Violentos Letais Intencionais.
O balanço foi apresentado ontem, pelo governador Ricardo Coutinho (PSB).
Regionalmente, a Paraíba foi o Estado que mais reduziu as ocorrências de assassinatos, seguido apenas por Alagoas (-0,6%), pois os outros vizinhos ou apresentaram aumento, ou não divulgaram os números.
O Estado ficou, ainda, em terceiro lugar no país, atrás apenas de São Paulo, que demonstrou uma redução de -4,1% nesse tipo de crime, e Minas Gerais, com uma diminuição de -2,7%.
Em Pombal, o ano de 2013, foi um dos anos mais violentos da história do município que contabilizando 14 assassinatos.
Destes dez foram registrados na cidade e quatro na zona rural do município.
Já em 2014, o número de homicídios registrados na cidade foi de cinco uma redução de quase 65% se comparado com o ano de 2013.
Dos cinco assassinatos registrados em Pombal no ano de 2014, três foram na cidade, um na zona rural e um morreu dias depois em um hospital de Campina Grande.
Em 2015, a cidade não registrou nenhum crime de morte, sendo a única cidade polo que ainda não teve registros de homicídios no Sertão.
O último homicídio registrado na cidade foi no dia 03 de dezembro quando o jovem Ítalo Firmino Silva, faleceu dias depois de ter sido atingido com dois disparos de arma de fogo.
Vamos ouvir o que disse o governador Ricardo Coutinho em relação a redução desses números na Paraíba (04).


Com Fala Notícia

Viatura da PM pega fogo dentro da delegacia de Triunfo, no Sertão da PB


Durante a madrugada desta quarta-feira (21), os policiais da cidade de Triunfo, no Sertão paraibano, acordaram assustados ao perceberem que a viatura da Polícia Militar do destacamento estaca incendiando na garagem da delegacia. Os militares suspeitam que o incêndio pode ter sido criminoso e o caso será investigado pela Polícia Civil. 
O fogo foi percebido por volta das 4h e o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas, que só foram controladas quando o dia estava amanhecendo, por volta das 5h. A viatura era um veículo Pálio Weekend que ficou completamente destruído. O teto da garagem da delegacia desabo com o fogo e as paredes ficaram marcadas pelas chamas. 
 
Na manhã desta quarta-feira (21), peritos do Instituto de Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros estiveram no local realizando uma vistoria para tentar identificar as causas do acidente. O resultado do laudo deve sair no prazo de até 10 dias. 





Com Jornal da PB

Reginaldo acusa Netinho de desviar R$ 2 milhões de consignados

O prefeito de Santa Rita, Reginaldo Pereira, encaminhou à imprensa um documento no qual revela ter havido irregularidades no desconto feito nos contracheques dos servidores municipais para pagamento de empréstimos consignados. Os valores, cerca de R$ 2,2 milhões, chegaram a ser retirados dos salários dos funcionários durante a gestão  de Netinho de Várzea Nova (PR), mas não foram repassados à Caixa Econômica Federal. Pelo acordo firmado junto ao banco, o prefeito se comprometeu em dar uma entrada de R$ 328 mil e dividir o restante da dívida em seis parcelas.
 
A informação sobre a dívida consta no primeiro relatório com os prejuízos causados pela gestão interina que foi entregue ao prefeito Reginaldo Pereira na tarde desta terça-feira, 20. A Caixa Econômica Federal (CEF) apresentou uma documentação à Secretária de Finanças Vera Lúcia.
 
“A Caixa já havia acionado a Prefeitura de Santa Rita na Justiça para receber esse débito. Mas nós fizemos um acordo para quitar essa dívida em seis meses, pagando duas parcelas mensais, um referente ao mês corrente e outro atrasado, assim que estabilizarmos as finanças”, explicou o prefeito.
 
Essa documentação será anexada ao relatório a Tomada de Contas que está sendo realizada por uma comissão especial da Prefeitura de Santa Rita, para ser entregue ao Ministério Público da Paraíba.
 
O acordo, que pode ser conferido na íntegra abaixo, não deixa dúvida sobre a retenção do dinheiro nos salários dos servidores durante o período de 1º de outubro a 1º de dezembro (durante a gestão de Netinho), bem como acentua que o dinheiro não foi repassado à CEF.







ParlamentoPB 

Colunista da Revista Época trata Pâmela Bório como ex-primeira dama


O jornalista da Revista Época, Felipe Patury, publicou em sua coluna nesta quarta-feira (21) uma nota afirmando que Pâmela Bório é ex-primeira dama da Paraíba. O destaque se deu devido à uma nova atração comandada pela apresentadora em uma emissora de televisão local.
De acordo com o colunista, Pâmela e Ricardo Coutinho, que estão juntos desde 2009, estão em processo de separação.
Em outras oportunidades, Patury já havia afirmado que a separação dos dois estaria acontecendo. Até o momento, nem o governador e nem a primeira dama se pronunciaram acerca da veracidade da informação de um divórcio.

Confira a coluna na íntegra:

Lei proíbe venda de refrigerantes nas cantinas das escolas na Paraíba




Foi publicada na edição do Diário Oficial do Governo do Estado desta quarta-feira (21), a sanção da lei, de autoria do deputado Caio Roberto (PR), que proíbe cantinas e lanchonetes instaladas em escolas públicas e privadas de educação infantil, fundamental e média, de venderem bebidas com baixo teor nutricional, a exemplo de refrigerantes.

A lei entrará em vigor no prazo de 120 dias após a sua publicação e prevê punição aos estabelecimentos que não obedecerem a proibição, podendo perder a licença ou o alvará de funcionamento.

De acordo com a proposta, os sistemas de ensino deverão estabelecer as normas e procedimentos para o cumprimento da lei.





Com MaisPB

Repórter policial é preso pela PM durante ao vivo; veja o vídeo




O repórter Iverson Vaz, do Programa 190, foi preso, enquanto participava ao vivo com a notícia da explosão de um caixa eletrônico, que terminou em tiroteio, um homem ferido e uma viatura baleada, no bairro Cajuru, em Curitiba (PR).


Equipes de reportagem faziam imagens dentro do cordão de isolamento maior e vários cinegrafistas e fotógrafos avançaram a primeira fita da PM.


O repórter Iverson e o cinegrafista Júnior Guimarães entraram ao vivo, transmitindo imagens do local, e uma equipe do 20.º BPM alertou que eles estavam invadindo a área de isolamento.


Houve determinação para que deixassem a área isolada. O repórter obedeceu a ordem policial e caminhou até o cordão de isolamento.


Em seguida, já fora da área isolada, o repórter criticou o tratamento recebido pelos policiais militares, que então retornaram e deram voz de prisão ao jornalista.


As imagens, que estavam sendo exibidas ao vivo para todo o Paraná, mostram o momento em que um dos policiais tira o celular da mão do repórter, enquanto outros dois o seguram.


Iverson foi encaminhado ao 6.º Distrito Policial, no bairro Cajuru.


Em nota, a direção do Programa 190 lamentou o despreparo policial e o tratamento dispensado à equipe de reportagem, que apenas passava as informações sobre o tiroteio.


Além da explosão do caixa eletrônico, bandidos atiraram na viatura da Polícia Militar e causaram pânico nos moradores da Rua Roraima, no bairro Cajuru. Um morador foi baleado. Os bandidos continuam foragidos.

 








Com MaisPB

Furto de carneiro e galinha lota delegacia de Itaporanga



O furto de um carneiro e de algumas galinhas movimentou a delegacia da cidade de Itaporanga na noite da última segunda-feira (19). No caso das galinhas, o crime aconteceu na zona rural de Pedra Branca, com três homens sendo acusados de tirarem galinhas de uma residência e abatê-las para comerem durante uma bebedeira.

Eles foram levados para a delegacia, mas não foram autuados porque hão houve como provar que a ave encontrada na panela do trio é a mesma que desapareceu do terreiro da vítima No entanto, um inquérito policial será aberto para apurar o caso.

Já no caso do carneiro, seis jovens foram autuados em flagrante por furto qualificado na manhã de ontem e recolhidos à cadeia pública de Itaporanga. O sexteto é acusado de roubar o animal da propriedade de um produtor rural local, localizada nas proximidades do conjunto Chagas Soares, também para usar como tiragosto. Eles foram presos no sítio Barrocas, quando se preparavam para transformar comer a carne do carneiro.

Segundo a polícia, dois dos acusados: Romário Roberto da Silva e Cleiton Alff Alves, que já tem passagem pela polícia, foram os responsáveis diretos pelo furto. Os outros quatro envolvidos teriam ajudado no abate e preparo da carne para festa.




Com MaisPB

Prefeitura de São Bento atrasa 2 meses de salários e Ministério Público instaura inquérito civil para apurar



A Promotoria de Justiça de São Bento instaurou um inquérito civil público com objetivo de apurar denúncias de atraso dos salários dos servidores público da Prefeitura de São Bento.
A portaria de instauração do inquérito foi publicada na edição do Diário Eletrônico do MPPB do último dia 16.
De acordo com a portaria, publicada pelo promotor de Justiça Bruno Leonardo Lins, a Associação dos Agentes de Saúde do Município de São Bento comunicou que a categoria vem recebendo seus salários com atraso significativo.
Os vencimentos de novembro do ano passado foram pagos apenas em no último dia 13 de janeiro causando uma demora de mais de um mês.
Ainda segundo a Associação, os salários de dezembro ainda não foram pagos.
A Promotoria requisitou que o secretário de Administração do Município de São Bento remeta, no prazo de 15 dias, comprovantes do pagamento dos servidores estatutários, celetista e contratados do Município, relativos aos meses de novembro e dezembro de 2014, bem como ao décimo terceiro salário de 2014, ou justifique o motivo do inadimplemento.
Também foi solicitado ao presidente da Câmara de Vereadores de São Bento que, no prazo de 15 dias, informe se há lei ou outro ato normativo especificando a data do pagamento dos servidores municipais.


Com Assessoria do MPPB


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

INSUCESSO DUPLO: casal político do Sertão leva rasteira e são derrotados por ex-aliados nas suas bases eleitorais



O ano de 2015 não começou de maneira positiva para duas lideranças políticas no Sertão paraibano. Pollyanna (Prefeita de Pombal – PT) e Barão (Ex-Prefeito de Brejo do Cruz – PP) formam o “Casal Dutra”, de grande liderança política na região do Médio Piranhas no sertão paraibano. Porém os dois não conheceram êxito em nomes apoiados nas Câmaras Municipais de suas respectivas cidades e não conseguiram lograr êxito na articulações perdendo a disputa para ex-aliados.

Segundo relatos do jornalista Clinton Medeiros, em Pombal a petista apoiou o vereador José William (PSDB) para presidência que perdeu para Josevaldo Feitosa (PT). Já em Brejo, Barão apostava no nome de Lon Maia (PSDB) que nem disputou contra Geraldo Ferreira (PR).

Detalhe ainda maior disso tudo é que os dois vereadores que venceram o casal Dutra foram apoiados pela oposição, mas eram até pouco tempo atrás aliados dos gestores.

No caso de Brejo Geraldo ainda se diz aliado de Barão, mas o mesmo admitiu que sua candidatura não era bem vinda pelo líder.

O “Casal Dutra” que espera continuar com a hegemonia política em Pombal e Brejo do Cruz tenta reconquistar as defecções obtidas nas eleições das Mesas Diretoras.

Pollyana a Barão ligaram o sinal amarelo uma vez que 2016 se aproxima.





Fonte: PBAgora

Divulgado resultado do ENEM 2014; Confira sua nota aqui


Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 já podem consultar suas notas no site do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação) e responsável pela aplicação do exame.
O resultado foi divulgado na  noite desta terça-feira (13).
Mais de 6,2 milhões de candidatos fizeram as provas do Enem 2014. Os candidatos devem acessar o endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/.

Cllique aqui e confira sua nota

Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema.
O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.
A escala de notas do Enem vai de 0 a 1.000 e para o cálculo não é levado em conta apenas o número de acertos -- a nota é calculada pela TRI (Teoria de Resposta ao Item). De forma prática, uma pergunta que teve baixo índice de acertos é considerada difícil e, por isso, tem mais "peso" na pontuação final.
Já aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como fáceis e contam menos pontos na nota final do candidato. Um inscrito nunca vai tirar zero no Enem porque existem notas mínimas – que nunca partem do zero – e máximas para cada área do conhecimento.
Com os resultados do Enem, os inscritos podem concorrer a vagas nas universidades federais que integram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos), a financiamentos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil), além de poder usar a nota em diversos processos seletivos. A nota também pode ser utilizada para participação do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.
Interessados em certificação do ensino médio podem utilizar a nota da prova para tal finalidade. Segundo o MEC, o inscrito na prova precisa obter nota mínima de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 pontos na redação.

Sisu e Prouni 2015

As inscrições para o Sisu acontecem entre os dias 19 e 22 de janeiro. Elas deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço www.sisu.mec.gov.br.
O estudante deve ter feito a edição 2014 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e não ter zerado a redação para participar do processo. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de vagas.
O Prouni recebe inscrições de 26 a 29 de janeiro. Entre os principais requisitos para participar do processo estão:
Não possuir diploma de curso superior
Ter participado da edição 2014 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)
Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral
Ter renda familiar mensal de até três salários mínimos



Fonte:  Folha

Policia civil de Pombal prende jovem acusado de assédio sexual na cidade de Coremas


Em um trabalho de investigação realizado pelos agentes do Grupo Tático Especial (GTE) da Polícia Civil de Pombal, os policiais conseguiram prender mais um foragido da Justiça da Paraíba.
A prisão aconteceu na tarde desta terça-feira (13).
O jovem José Caio Cesar de Lima (FOTOS), de 24 anos - que trabalha em uma loja de eletrodomésticos no centro de Pombal -  estava sendo procurado, já que havia um mandado de prisão expedido pela Comarca da cidade de Coremas.
Segundo informações dos policiais, José Caio é acusado de assédio sexual contra uma adolescente de 15 anos, crime este cometido naquela cidade.
Após a prisão, o acusado foi encaminhado ao hospital local onde foi submetido a exame de corpo delito e em seguida recambiado à Cadeia Pública de Coremas, onde ficará a disposição da Justiça.
O Grupo Tático Especial (GTE), da Polícia Civil de Pombal, nos últimos dias de posse de diversos mandados de prisões, conseguiu prender vários foragidos da Justiça.



















Fonte: Liberdade PB

Hugo Motta solicita agilidade ao ministro Eliseu Padilha



O deputado federal Hugo Motta (PMDB/PB) esteve durante a tarde da última quarta-feira, 7, na Secretaria de Aviação Civil para tratar sobre os investimentos no Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, localizado na cidade de Patos.

Hugo Motta pediu agilidade no andamento do projeto de construção do aeroporto. "O Aeroporto de Patos já está incluído na relação dos aeroportos a serem feitos no programa, do Governo Federal, de interiorização da aviação. Agora é necessário que o projeto saia do papel para que os resultados do investimento cheguem para a população", disse Hugo Motta.

Segundo o parlamentar o ministro Eliseu Padilha sinalizou que vai ser prioridade da gestão dele resolver o problema do aeroporto de Patos. "O projeto está pronto, com várias etapas concluídas, aguardando encaminhamento para licitação", destacou.




Assessoria 

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

“Partido forte é partido unido”, diz Ruy sobre reunião do PSDB



Partido forte é partido unido, a sentimento é do deputado federal e presidente estadual do PSDB da Paraíba, Ruy Carneiro, que se reuniu na manhã desta segunda-feira (12), em João Pessoa, com os deputados estaduais eleitos pela legenda nas eleições de 2014. Ruy esteve com Camila Toscano, Bruno Cunha Lima, Tovar Correa Lima e Dinaldinho Wanderley.

Ele revelou que a bancada do PSDB na Assembleia da Paraíba vai votarem bloco, fará oposição responsável e corajosa ao governo e permanecerá unida em torno dos grandes temas de interesse do povo da Paraíba. “Deliberamos em acordo para votar em bloco e vamos seguir unidos”, disse. Outro tema debatido pelos tucanos foi a reestruturação dos diretórios municipais do PSDB. “Pedi aos deputados que preparem uma análise nos diretórios dos municípios que compõe as suas respectivas bases. Vamos fazer um trabalho de mapeamento de todos os diretórios com o objetivo de reestruturar o partido com foco nas eleições de 2016”, enfatizou.

Ruy Carneiro também antecipou que 2015 será um ano de fortalecimento da legenda na Paraíba. “Tivemos o reconhecimento de cerca de 50% do povo paraibano nas urnas, vamos representar esse sentimento com altivez e legitimidade. Esse trabalho passa necessariamente pela reestruturação de todos os nossos diretórios, pois queremos disputar na maioria deles”, confirmou.





Assessoria

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More